segunda-feira, 18 de abril de 2016

Anatomia- Canal auditivo


O ouvido é um órgão muito sensível e desenvolvido do corpo humano que se divide em três partes: ouvido externo; ouvido médio e ouvido interno. Sua função é transmitir os sons para o cérebro. Sua principal tarefa é detectar, transmitir , traduzir sons e manter nosso senso de equilíbrio.




Ouvido Externo:

A função do ouvido externo consiste em coletar e encaminhar as ondas sonoras até a orelha média; amplificar o som; proteger os canais auditivos médio e interno; proteção da membrana do tímpano; manter o equilíbrio de umidade e temperatura necessárias para a preservação da elasticidade da membrana. É constituído essencialmente por uma placa de cartilagem elástica coberta por uma fina camada de pele dos dois lados, onde são encontradas glândulas sebáceas e poucas glândulas sudoríparas.


Ouvido Médio:

Sua função é equalizar as pressões interna e externa, sua comunicação com a orelha interna é feita por duas aberturas que são a janela oval e a janela redonda, nela existe a presença de três ossículos que são: Martelo, Bigorna e Estribo. Localiza-se na espessura do osso temporal, como uma cavidade que separa a membrana timpânica da superfície óssea do ouvido interno. 

Ouvido Interno

É uma estrutura complexa formada por sacos membranosos cheios de líquido que estão alojados dentro de cavidades na porção pétrea do osso temporal. O ouvido interno é constituído de órgãos do sistema de equilíbrio denominado de sistema vestibular. O sistema vestibular é constituído por uma estrutura óssea na qual se encontra um sistema de tubos membranosos cheios de líquido, cujo movimento provocado por movimentos da cabeça estimula as células ciliadas que enviam impulsos nervosos ao cérebro ou diretamente a centros que controlam o movimento dos olhos ou os músculos que mantêm o corpo numa posição de equilíbrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário